Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Isabelia pulchella var. alba

Considero de fácil cultivo, meia sombra e pedaço de xaxim.




Depois de alguns anos plantada viro o suporte de ponta cabeça, a planta parece gostar.

Isabelia pulchella tipo

Ludisia discolor


Planta terrestre de fácil cultivo, é encontrada a venda por preços baixos, ideal para quem está começando uma coleção.

Uso um substrato misto de casca de pinheiro, terra vegetal e areia grossa.


Seus rizomas são longos e saem para fora do vaso, isso não é um problema, podendo ser cultivada desse modo sem a necessidade de replante imediato. 

sábado, 25 de maio de 2013

Cattleya percivaliana alba

Cattleya percivaliana alba

Não se deixem enganar pela foto, a flor é pequena, porém muito perfumada, primeira floração, vaso plástico e cubos de casca de peroba.

Laelia lundii suave

Laelia lundii suave
Agora nomeada como Microlaelia lundii , planta de coloração bem mais clara que a tipo, na região se encontra em lugares de altitude um pouco mais baixa, em torno dos 600 mts, sempre em locais de alta umidade do ar, a planta da foto floriu um pouco antes que o normal, seu ápice de floração normalmente é no mês de julho.

Bulbophyllum elassonotum

Bulbophyllum elassonotum

Planta recém replantada e esta florindo, ao vivo é uma planta que se destaca mais que em fotografia.

domingo, 19 de maio de 2013

Barbosella gardneri


Planta de fácil cultivo, primeiramente a muitos anos quando eram apenas algumas mudinhas a fixei em um pedacinho de xaxim, quando suporte ficou pequeno o encostei em uma casca de peroba, a planta se alastrou fechando frente e verso da casca.
 Não foi fácil fotografar.
Barbosella gardneri
 Casca de peroba tomada pela planta.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Barbosella australis

Barbosella australis

Flor de grande porte para o gênero, meia sombra e rega constantes.

Maxillaria rufescens

Maxillaria rufescens
Flor o ano todo e com cheiro de marrom glacê.

domingo, 5 de maio de 2013

Meu humilde orquidário

A cerca de 10 anos comecei com esse "negócio" de orquídeas, isso veio como uma febre e tomou conta de mim, porém esbarrei nas minhas condições, com apenas 23 casado já a alguns anos e um menino pra criar, e como e porque cultivar orquídeas ?, em um canto de uma casa de aluguel ? iria dar certo ?, e o dinheiro investido ?, não seria melhor guardar ?, bom não abandonei a ideia por essas dificuldades e aqui estou, quando comprei um terreno o orquidário veio primeiro que a casa, simples, de madeiras e bambu, tudo no improviso, muitos anos se passarão, fui abençoado nesse tempo e por mais simples que minha vida seja, hoje ela é a vida que pedi pra Deus, isso incluem as minhas plantas, não são a coisa mais importante é obvio, mas fazem parte da minha vida, através delas conheci pessoas e lugares, e também fiz amigos que nem milhares de orquídeas (das mais caras) pagam !!!
Esse ano construí um novo orquidário, simples e pequeno, mas pra minha realidade fenomenal !!!, ainda estou avaliando suas condições e tentando acertar cada planta em seu  lugar, as experiências e descobertas vou tentar dividir com os poucos amigos que visitam o Blog.




Sophronites cernua


Lanium subulatum

Cattleya walkeriana 
("Puanani" x "Fantasia")

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Laelia anceps coerulea "Fort Caroline"


Laelia anceps coerulea "Fort Caroline"

Cultivo fixada em casca de peroba dentro de caxepo de madeira, a região central do estado de São Paulo onde moro é ideal para seu cultivo, com uma época fria e seca e um verão chuvoso, com isso a planta não precisa de nenhum cuidado especial.